Skip to content

Conheça Porto Feliz

Localização

Oficialmente fundada em 13 de outubro de 1693 e com população composta de 53.402 habitantes (IBGE 2020), Porto Feliz é uma cidade brasileira situada na Região Metropolitana de Sorocaba e localizada a apenas 100km de São Paulo (capital). 

Todas as informações a seguir sobre a história e os pontos turísticos de Porto Feliz, bem como as imagens da Galeria de Fotos, foram extraídas do site da Prefeitura de Porto Feliz. Para saber mais detalhes sobre a cidade, tais como eventos comemorativos, outras informações turísticas, dados estatísticos, visite: 

https://www.portofeliz.sp.gov.br/historia

História

No ano de 1693, nas terras de Antônio Cardoso Pimentel, um povoado começou a se formar junto à margem esquerda do Rio Anhemby (atual Tietê), em um ponto distante pouco mais de 100km da cidade de São Paulo. O local era conhecido como “Araritaguaba”, que significa“lugar onde as araras comem areia, nome dado pelos índios Guaianazes que habitavam a região, em virtude da frequência com que bandos dessas aves bicavam um salitroso paredão ali existente. 

O povoamento teve início quando o proprietário das terras resolveu habitá-las, juntamente com seus familiares e empregados, em uma época em que vários sertanistas decidiram abandonar o Bandeirismo pela Agricultura. Tratava-se de uma comunidade simples, que cultivava o solo apenas para a sua subsistência. No entanto, quando a notícia da descoberta de ouro em Mato Grosso (1719) e Goiás (1725) espalhou-se pelos quatro cantos, a movimentação no vilarejo e o seu consequente progresso foram inevitáveis. Por sorte, ele havia se desenvolvido em torno de um estratégico porto natural junto ao primeiro trecho navegável do rio depois de Salto, local que serviria de ponto de partida, ainda no século XVII, de inúmeros bandeirantes, em busca das riquezas anunciadas. No século XVIII, partiriam também as famosas monções – expedições comerciais e científicas.

Pontos Turísticos

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

Sua construção teve início em 1750. O prédio, em estilo barroco, foi construído em taipa. As paredes do altar-mor são recobertas por azulejos pintados pelo artista italiano Bruno de Giusti. As pinturas retratam as principais passagens da história de Porto Feliz.

Endereço: Praça Dr. José Sacramento e Silva – Centro

Parque das Monções

Tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), o Parque das Monções está localizado à margem esquerda do rio Tietê, no local exato de onde partiam, nos séculos XVII e XVIII, as expedições monçoeiras para as regiões auríferas recém-descobertas nos estados de Mato Grosso e Goiás. Trata-se de um espaço construído para a celebração da memória de um glorioso capítulo do bandeirismo paulista.

Foi inaugurado em 26 de Abril de 1920 pelo então governador de São Paulo, Altino Arantes. É composto por uma grande área verde, formada ao redor do antigo Porto de Araritaguaba, pelo Monumento aos Bandeirantes, por um Paredão Salitroso, pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e por uma grande escadaria que dá acesso ao Parque.

Endereço: Rua dos Bandeirantes, s/n.
Funcionamento: Diariamente das 8h às 18h.

Estação das Artes

Construída em 1919, destinou-se, durante cerca de 40 anos, ao armazenamento tanto das cargas que chegavam a Porto Feliz como das que saíam.

Endereço: Rua Othoni Joaquim de Souza, s/nº – Centro
Funcionamento: De segunda à sexta, das 8h às 17h

Museu das Monções

O Museu Histórico e Pedagógico das Monções abriga um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história da cidade. O prédio tem aproximadamente 160 anos. Em 1846, o casarão teve seu dia de glória: em 22 de março, tornou-se “Casa Real”, ao hospedar Sua Majestade o Imperador D. Pedro II. Abrigou também o então Barão de Caxias. A partir de 1965 passou a abrigar o Museu das Monções.

Endereço: Praça Coronel Esmédio, s/nº – Centro
Obs.: Encontra-se fechado para restauro.

Galeria de Fotos

Fotos: Prefeitura do Município de Porto Feliz.