Pular para o conteúdo

Os talentos do Luneng mundo afora

Lance do jogo entre Henan Jianye x Shandong Luneng.

Na última sexta feira, dia 12, na Super Liga Chinesa, o Shandong Luneng visitou o Henan Jianye e acabou sendo derrotado pela equipe da casa. No entanto,  o jogo ficou marcado pelos gols do Duan Liu Yu e Liu Binbin. Aos 65 minutos após roubada de bola, Hao Junmin tocou para Duan Liuyu que acertou um belo chute de fora da área estufando a rede e marcando o primeiro gol do Luneng no jogo. O jovem que ainda não completou 21 anos, marcou pela primeira vez na Super Liga Chinesa.


Duan Liu Yu, Zhang Yuanshu e Zeng Yuming no Desportivo Brasil.

Desde que chegou ao Luneng, Duan Liu Yu não ficou muito tempo na escola de futebol do Luneng, a maior parte do tempo ele ficou no Brasil treinando e competindo para elevar o nível como jogador. Durante esse período, ele jogou no São Paulo Futebol Clube e no Desportivo Brasil. Em 2016 na Weifang Cup, Duan Liuyu, Zhang Yuanshu e Zeng Yuming representaram o Desportivo Brasil na competição e foram campeões daquela edição.

Devido aos professores estrangeiros portugueses na escolar de futebol, o destino de jovems taletos do Luneng seria em Portugal, onde a geração de 1995, que jogou a Super Liga Chinesa, tiveram a experiência de treinar em lá. Depois de um curto período de treinamento, a escola do Luneng de futebol realizou intercâmbios e treinamentos de alguns jogadores em Portugal. Entre eles estão os jogadores, Liu Yang, Yao Junyi, Li Hailong, Chen Kerui e outros. Qi Tianyu, Cui Wei, Cheng Yuan e outros jogadores na faixa etária de ano 93 a 94 , que não jogaram na equipe principal na época foram a Portugal. Nas palavras de Dong Jian, o diretor da escolar de futebol do Luneng: “Devem ir sim para fora e jogar, caso ao contrário esse grupo estaria arruinado.

Imagem do C. E. Luneng do Brasil.

Neste período, o programa de jovens talentos do Luneng tinha com objetivo promover novas possibilidades e no momento em que a State Grid efetivou o projeto no Brasil, o treinamento de jovens talentos chamou a atenção para a América do Sul. Aproveitando o bom relacionamento com o Brasil e em 2013 fizeram o convite durante a edição da Weifang Cup daquele ano.

Foram convidados o time do Botafogo, através da escolar de tênis de mesa do Luneng e convidaram também a equipe do São Paulo. A participação na Weifang Cup dos times chamou a atenção o estilo do futebol dos brasileiros, pelo porte físico, ritmo de jogo e habilidade.  Pouco tempo depois, o treinador que levou a equipe do São Paulo a ser campeão da Weifang Cup, se tornou o novo treinador da escolar Luneng de futebol. O modelo de treinamento chamou atenção se tornando fundamental.

No dia 15 de julho de 2014, a Luneng Brasil Sports Center foi inaugurado. Duan Liuyu, Liu Chaoyang, Zhao Jianfei, Tian Xin e outros jogadores passaram por treinamentos no Brasil e hoje estão na equipe principal do Shandong.

Enviando jogadores ao exterior, com o objetivo de jogarem jogos de alta qualidade, conseguindo melhorar a transição da categoria de base ao time principal, ao mesmo tempo que eles treinam e convivem com jogadores de outras nacionalidades. Há uma nova safra de jogadores no futebol e no mundo. Tornando-se um novo modelo de desenvolvimento, sabemos das dificuldades durante a implementação, e o Luneng por muitos anos tem estado constantemente explorando e revisando para melhorar. Agora que Duan Liuyu está melhorando na Super Liga Chinesa,  ainda é cedo para dizer que esse modelo está sendo bem-sucedido ou que não está. Mas nos últimos anos, o que mais falta no futebol chinês é a persistência, sabemos que o treinamento do Luneng no exterior ainda há um caminho longo a percorrer.

Confira na integra a entrevista aqui.